Dicas para Aumentar as Vendas do seu Negócio

Em meio a crise que o mercado brasileiro está enfrentando, muitos empreendedores se questionam como tocar os negócios sem sofrer com a queda nas vendas. Ainda por cima, a concorrência aumenta cada vez mais e os clientes se tornam mais exigentes. Realmente empreender com sucesso não é nada fácil. Mas o que muitas empresas não sabem, é que existem muitas oportunidades em meio ao caos. São nas dificuldades que podemos crescer, transformando os problemas em soluções.

A primeira opção que surge para a maioria das empresas é realizar promoções ou baixar os preços. Ou seja, nada saudável para os negócios neste momento do mercado. Mas antes de você se jogar no mar vermelho com os tubarões optando por estas ideias, se pergunte: o seu negócio está utilizando as estratégias certas para alcançar mais clientes? É por isso que para este texto de hoje, a DMF preparou algumas dicas simples para que você possa refletir e talvez utilizá-las para alavancar suas vendas. Confira abaixo:

Fazer um Planejamento

Esta palavra pode parecer intimidadora e talvez você nunca tenha se aprofundado em saber os benefícios que ela trás, justamente por transmitir toda essa complexidade. Mas a boa notícia é que um planejamento não precisa ser difícil, ele deve ser prático para auxiliar você na gestão de sua empresa. Pense aonde você quer chegar e como você gostaria que sua empresa estivesse daqui a alguns anos. Este é o primeiro passo para entender o que é necessário fazer para conquistar este objetivo. Uma dica para ajudar você nesta etapa é a ferramenta Canvas, um mapa visual pré-formatado que permite a você desenvolver e esboçar modelos de negócios.

Ter uma Apresentação Profissional

Esta dica é muito importante e a gente sugere que você dê atenção a ela antes de passar para a próxima etapa. A forma como você se apresenta para o mercado pode significar muita coisa diferente para quem está olhando de fora. Por isso, é necessário possuir uma identidade visual que transmita o que a sua empresa faz. O seu logotipo por exemplo, é a primeira imagem que as pessoas tem de seu negócio. É através dele que a sua marca será identificada na sua placa, uniforme, site, rede social ou nos cartões de visita. Mas é importante que você mantenha o profissionalismo em todos os meios de contato com o consumidor, construindo uma uniformidade para obter uma identidade visual.

Investir em Marketing Digital

Você já possui um planejamento, um bom material de apresentação e agora precisa ter clientes, certo? E no marketing digital a gente encontra opções de baixo custo para atingirmos o nosso público de uma forma rápida. Quando você busca algum produto ou serviço que necessita na internet, costuma pesquisar aonde? Provavelmente no Google. E é nele que a sua empresa precisa estar. E para isto você vai precisar investir nos anúncios do Google Adwords, uma plataforma onde você gerencia sozinho (ou com ajuda do próprio Google) as suas campanhas de publicidade na rede de pesquisa. Com isso, as pessoas irão encontrar seus serviços bem quando elas estarão precisando, possibilitando vender no mesmo dia em que você começa a anunciar. Mas no marketing digital existem muitas opções para você se conectar com seus consumidores. O próprio Facebook se tornou um meio importantíssimo para qualquer tipo de negócio. O fato é que a maioria das pessoas estão inseridas nas redes sociais, incluindo os seus clientes.  Crie uma página profissional e faça postagens para interagir com seu público, não apenas para mostrar seus produtos ou serviços. Se possível, invista também em anúncios. Mas antes de qualquer coisa, lembre-se: seus clientes são pessoas e pessoas possuem sentimentos. Não basta você querer apenas vender. Tenha uma marca amigável e que conquiste as pessoas por oferecer algo mais. Procure estudar bem as ferramentas do marketing digital ou contrate especialistas para fazerem este serviço para sua empresa. É muito comum que empreendedores percam muito dinheiro por não utilizarem da forma correta o marketing digital.

Fidelizar clientes

Você tendo uma boa estratégia de marketing não garante sucesso nos negócios. Você precisa reter os clientes para que eles não fujam e corram para a concorrência. Para isto você irá precisar se organizar para algumas tarefas importantes, como: manter a qualidade de serviços e produtos, possuir um ótimo atendimento, enviar brindes aos clientes e fazer contato constantemente (pós-venda). Antes de pensar em ter mais clientes, lembre-se que você já possui alguns. Tente entrar em contato sempre que possível com seus consumidores para que eles possam lembrar de que sua empresa existe, não tem custo nenhum e você tem meio caminho andado, basta impressionar para conquistar.

Estas foram somente algumas dicas para você aumentar suas vendas. Lembrando que existem muitos aspectos decisivos para que seu negócio dê certo ou não.

Entre em contato com a DMF Gráfica que nós te ajudamos a impressionar seus clientes com materiais de apresentação, divulgação, brindes e muito mais!

Agradecemos sua visita e até a próxima 😉

 

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